A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fortaleza, minha querida - parte 1

Bem, fazendo um registro da cidade, eis algumas coisinhas que sei e que quero compartilhar. Para quem não conhece muito do mapa de Fortaleza, favor olhar aqui.


Fortaleza, minha querida.

No texto passado falei das nuvens na cidade-amante, e é óbvio que estava falando de Fortaleza. Afinal, acho que todos sabem da admiração que tenho por esse lugar. Vou falar, então, de suas peculiaridades do passado, do presente e das atemporais.
O mar é algo muito importante para Fortaleza. Até por orientação cartográfica: se você estiver de frente para a Barra do Ceará, Orla do Pirambu, Praia de Iracema, Beira-Mar, Titanzinho, estará virado para o Norte da Rosa dos Ventos.
Já quem estiver na Praia do Futuro, Sabiaguaba e Abreulândia estará na porta de entrada do vento, pois é nesse sentido diagonal que a brisa marítima entra na cidade. E aí fica a dica: independentemente de onde estiver em Fortaleza, se quiser saber se vai chover ou não, basta ficar de frente para onde seria as primeiras praias citadas e olhar para o seu nordeste, que seria a direção das segundas praias citadas; se tiver nuvens escuras vindo de lá, é porque é muito provável que chova. Não sei se ficou claro, mas tudo bem...
Essas nuvens marítimas vêm do meio do atlântico carregadas de vento frio, que traz consigo outra característica peculiar da cidade, o vento que é tão forte e que ameniza o calor louco que tem por aqui. Hoje em dia as sentimos menos, devido aos enormes prédios que foram postos em nossa orla. Mas o vento ainda corre por nossas ruas xadrez.
As ruas xadrez são a parte projetada da cidade, que começou no Centro e que ao longo do tempo se estendeu para bairros vizinhos. Para quem não conhece, ruas xadrez são o entrelaçado das vias iguais a um tabuleiro, formando sempre quadrados iguais para casas e comércios. Há muita divergência se esse sistema é bom ou não para o fluxo da cidade. Uns dizem que dá lógica ao trânsito e foi esse o motivo de implantarmos, outros dizem que eles fazem o veículo parar muito em cruzamentos ao invés de dar uniformidade ao caminho. Enfim, deixo a discussão para os arquitetos.
Esse xadrez todo foi uma ideia importada da França, numa época que todas as ideias eram importadas de lá. Nessa época, finalzinho do século XIX, tudo aqui lembrava Paris. Inclusive a literatura. E foi daí que surgiu a Padaria Espiritual, totalmente inspirada no Modernismo europeu e que trazia para cá as ideias inovadoras e popularizadoras que os Andrades divulgaram no Rio só em 22. Entenderam? O Modernismo brasileiro nasceu aqui! Adolfo Caminha, Antônio Bezerra, Antônio Sales e muitos outros fizeram da Padaria um acontecimento único. Eles traziam tudo que a Semana de 22 trouxe, com uma coisinha cearense a mais: a molecagem. Vejam só o artigo 16 do Estatuto da Padaria Espiritual:

“Aquele que durante uma sessão não disser uma pilhéria de espírito, pelo menos, fica obrigado a pagar no sábado café para todos os colegas. Quem disser uma pilhéria superiormente fina, pode ser dispensado da multa da semana seguinte.”


Outro marco da irreverência fortalezense foi o caso do Bode Ioiô. Este personagem hoje está empalhado no Museu do Ceará, para que todos possam ver sua imponência. Ioiô rondava as ruas do Centro e era muito querido por todos que passavam pelo local. Inclusive, as pessoas que o alimentavam, dando-o comidas e bebidas – sobretudo as alcoólicas. Seu nome se deu porque a casa de seu “dono” – aspas porque todos eram dono dele, na verdade – ficava no Mucuripe e o bode ia e voltava sozinho da casa para o Centro (vide distância no mapa). Talvez pelo vicio da bebida. Seu ápice foi quando pegaram seu nome e registraram como candidato a vereador de Fortaleza. E ganhou. Só não pôde assumir porque não sabia ler e escrever – besteira.
Próxima semana continuo outras histórias de Fortaleza, como a origem do termo “Queima quengaral”, “baitola” e a famosa Vaia ao Sol. Sobre o motivo de ser chamada Terra da Luz e a curiosidade no nascer e no pôr do sol.


CA Ribeiro Neto
---------------------------------------------------

* Cheguei à marca de 15 livros lidos no ano. Para quem tinha a média de 9 por ano, acho que melhorei.
* 2010 ainda não acabou e devo aumentar esse número.
--------------------------------------------------


ESCUTANDO NO MOMENTO: Espelho - Diogo Nogueira.

LENDO NO MOMENTO: Contos de Fadas - Ed. Jorge Zahar - Pg. 165 // Dom Casmurro e os Discos Voadores - Machado de Assis e Lucio Manfredi - Cap. 2

Boa Sorte

7 comentários:

Thayanne Freitas disse...

Belo texto!!

Com um olhar de intimidade, você descreve com amor essa cidade linda que é Fortaleza.

Amo demais!!

Ficarei ansiosa esperando os próximos textos :D

Tainan Fernandes disse...

Muito bonito o jeitinho que tu escreveu! Bem carinhoso. Adorei. Adoro o Bode Ioiô e a padaria. E a música é linda demais, né? :) Beijos, Carlim! Tá escrevendo superbem!

Thiago César disse...

eh o novo, a historia do "baitola"! hehe...
mash, kero ver quando tu vai escrever sobre o desafio q eu jah disse duas vezes aki!
=P

Paulo Henrique Passos disse...

Texto interessantissimo!
Bem irreverente.
Quando li o artigo da Padaria, só lembrei do Eufonia... Ô bando de caba sem futuro! hehehe

Marcos Paulo Souza Caetano disse...

Rapaz! Carlinhos! Esse texto está extraordinário! Muito rico.

No começo eu havia pensado que vc havia desistido de ser poeta pra ser homem do tempo, rsrsrs, mas depois entrou no tempo da alma, e voltou a ser poeta, rsrs. E eu ri mto com essa história do ioiô, rsrsrs, eu tinha ouvido falar disso faz mto tempo, era menininho, nem me lembrava mais, rsrsrs. Ótimo!

E sim, do jeito do PH aí eu me lembrei do Eufonia quando li a Padaria :)

É bom ter vc ao meu lado meu querido amigo!

PS: Aqui está o link do meu blog:
http://marcospscaetano.blogspot.com/

Quero que me passe as diretrizes do Blogs de Quinta.

Abraço!

Cassio Renovato disse...

Carlitos, muito bom o texto. Aliás o blog como um todo está bem legal, parabéns!

Não esqueça de publicá-lo no blog da Cultura!

Hermes disse...

Como assim eu não comentei?! Eu tinha certeza de que tinha postado ma =\. Agora perdi tudo que tinha dito, ou entao tu não aceitou o que eu disse, nego safado