A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Agentes na passiva

Agora mostrando meus dois xodós, primeiro vem 'Agentes na Passiva' como Paulo Henrique previu. Essa crônica é fruto de meus estudos de português na Casa de Cultura Portuguesa da UFC sobre voz ativa e passiva. Depois de uma reflexão sobre o que é ser ativo e passivo na sociedade, ela veio. Próxima semana encerro a série 'Sociedade' com meu outro xodó, que acho que meus leitores mais assíduos (Hermes Veras, Paulo Henrique) não devem lembrar qual é!


Agentes na passiva



Os impostos são pagos pela gente. Os políticos são eleitos pela gente. Os deveres são exercidos pela gente. Mas nossos direitos não são utilizados pela gente. E isso deveria ser mudado pela gente. Mas a gente não tem voz. A gente mal age. Somos agentes na passiva.

Os preconceitos são alimentados pela gente. As chacotas são ridas, e propagadas, pela gente. As corrupções são compactuadas pela gente. Do mesmo modo que as filas são furadas pela gente. As cervejas dos guardas são pagas pela gente. As más educações são proferidas pela gente. Os assentos aos idosos não são oferecidos pela gente. As crianças e os velhinhos não são respeitados pela gente. As crianças não são educadas pela gente. As pobrezinhas são presas pela gente. Pânico e stresse são passados a elas pela gente. Elas não são escutadas pela gente. Nossas crianças estão sendo excluídas da sociedade pela gente.

Os problemas ao nosso redor não são reclamados pela gente. Grupos organizados não são formados pela gente. Setores da sociedade não são mobilizados pela gente. Líderes não são acompanhados pela gente. Assim como organizações populares não são lideradas pela gente. A gente se omite. A gente aceita tudo. A gente não grita. Somos agentes na passiva.


CA Ribeiro Neto
-----------------------------

* Fim das férias, amanha recomeça a batalha!!!
* Tou louco para voltar a estudar!!!
* Férias mais que especiais...
* Grupo Literário quase definindo seu horário e local.
-----------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Azul da cor do mar - Ed Motta
Boa Sorte

6 comentários:

Hermes disse...

Guto, Guto, estou ansioso pelo próximo post então. Esse Agentes na Passiva me lembra muito do que eu acho. As pessoas reclamando da cidade suja e jogando lixo no chão, reclamando da macro-corrupção mas praticando a micro-corrupção. E assim se torna um vício, e assim continua a sociedade brasileira.

Thiago César disse...

eh o bom, soh vi o titulo e vim comentar... deizano issae.

Pedro Gurgel disse...

Passiva, né?

sei...

Paulo Henrique Passos disse...

Já te ouvi lendo esse texto umas duas vezes, mas lendo assim com calma o impacto é bem maior. Percebe-se mesmo que infelizmente tudo isso é verdade. E, porra! revolta mesmo!

Não é à toa que é um dos teus "xodós"

Thiago César disse...

rapaz, se eu tivesse aumentado a quantidade de prosas soh pq a negada axa melhor q minhas poesias, eu jah tinha feito há muito tempo.
o fato de eu tah postando prosas mais constantemente eu jah te explikei umas duas vezes, mas pelo visto tu eskeceu...

Thiago César disse...

ah sim, e eu vejo muito criticarem a validade das verdades da embreaguez.