A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Resultado do questionário - Blogs de Quinta

Bem, primeiro de tudo, este é o meu post de número 100. E espero que essa postagem de hoje traga coisas boas para a continuidade de meu blog. Segue abaixo o resultado do questionário. O asterisco ao lado de cada item representa o número de votos:

01. Qual seu objetivo ao participar do Blogs de Quinta? (Pode ser mais de uma opção)
a) Participar de uma comunicação literária; ***** 20%
b) Ter opiniões e visões diferentes sobre o que você escreve; ****** 24%
c) Ter um incentivo a mais para produzir;******** 32%
d) Ter um contato direto com seus leitores;***** 20%
e) Não tem objetivo; 0%
f) Outro. Qual?* 4%

* Escrever melhora com a prática, então além de melhorar minha escrita, poder ver no futuro o quando minha visão sobre as coisas mudaram porque, se naõ mudaram, tem alguma coisa errada.
-----


02. Com que frequência você posta em seu blog?
a) Regularmente na quinta, salvo pequenas exceções; ** 16,6%
b) Geralmente na quinta, mas não tão regularmente; ****** 50%
c) Irregularmente, porém sempre às quintas; ** 16,6%
d) Não se prende á quinta, postando mais de uma vez na semana.* 8,3%
e) Outro. Qual? * 8,3%

* Minha alma irresponsável só escreve quando quer, e se eu não postar na hora que surge, acabo não postando...
-----


03. Seus comentários em blogs dos outros blogs de quinta se dá de qual forma?
a) Comento em todos os blogs de quinta que foram atualizados; *** 18,75
b) Comento apenas nos que me dão vontade;**** 25%
c) Comento apenas nos que gosto de ler;* 6,25%
d) Comento apenas nos que comentam no meu.*** 18,75%
e) Leio tudo, mas não comento. * 6,26%
f) Outro. Qual? **** 25%

* leio todos mas não necessariamente comento em todos (talvez houvesse uma boa opção para escolher, mas não achei), simplesmente pq as vezes eu não sei o que comentar e no risco de falar bobagem é melhor ficar quieta. bom, no caso do blog da marcella, quando via que o texto era muito grande, desistia de ler (o que fez eu me arrepender depois).
* Leio quase todas e comento nas que sinto que devo.
* Comento sempre quando posso.
* O meu gosto é de comentar em todos, mas há semanas que não dá mesmo.
-----


04. Você concorda com a “obrigação” de se comentar no blog dos outros componentes do Blogs de Quinta? Justifique.
a) Sim, completamente; ** 16,6%
b) Sim, parcialmente; **** 33,4%
c) Não, parcialmente; *** 25%
d) Não, completamente. *** 25%

* pq acaba que escrevendo qualquer besteira para dizer que comentou. Como já vi em outros blog's.
* Ainda que o objetivo desse grupo de blogueiros seja a troca de percepcões - ou uma "comunicação literária" - algumas vezes não é possível comentar. Por isso acho que não deveríamos pensar em obrigação - uma coisa tão chata - mas sim em sincera consideração.
* Pois, entendendo que esta obrigatoriedade não é real, visto que não há punição caso a regra for infringida, acredito que essa regra só vem a aproximar os participantes. Até quando não se tem muito o que falar, está ali a possibilidade de uma aproximação maior.
* Como diria Wittgestein: “O que não se pode falar, deve-se calar”.
* Completamento eu acho que é exagero, justamente pelo que justifiquei acima - as vezes eu acho impossível saber o que comentar. Mas também, não ter a obrigação de comentar, ajuda a criar "panelinha" - isso desestimularia as pessoas a entrar em blogs que não gosta ou não simpatiza. Mesmo com essa obrigação, há pessoas no grupo que parecem que nem existem.
* creio que se deve dirigir à determinado escrito, se tiver realmente, de pronto bom grado, pra dividir o que se exprime ali, e não por mera obrigação
* penso que essa relação seja o que defina o grupo "blogs de quinta", como sendo um grupo de blogueiros com uma característica importante. Em contrapartida, penso que, nem sempre, se tem o "tesão" de fazer um comentário, fazendo com que a obrigação seja um pouco "chata".
* Acho que é interessante que se insentivem os comentários de uns e outros, mas acho que não deveria haver obrigatoriedade nos comentários. Do contrário, o 'Blogs de quinta' vai passar de um projeto interessante e legal para uma obrigação formal, o que descaracterizaria justamente uma das coisas que acho mais interessantes, que são a "familiaridade" e "informalidade" do grupo. E acho que isso, e a vontade de se comentar são muito mais importantes do que uma obrigação.
* pra mim o grupo eh feito pra haver uma comunicação livre entre os integrantes, oferecendo uma atmosfera de liberdade, sem nada q prenda e futuramente venha a desgastar o interesse dos membros.
* acho que isso é uma das coisas que constitui esse grupo de blogs. Nunca os comentários foram absolutamente uma obrigação, mas é algo meio subentendido. Se isto se perder as pessoas não terão, creio eu, o mesmo incentivo pra postar.
* Porque acho que ninguém deve ser forçado a escrever nada, pra mim isso vai de encontro com a liberdade de expressão.
-----


05. Quanto à futuras adesões ao Blogs de Quinta, como o grupo deve agir? Justifique.
a) Limitar o número de componentes em 15; ***** 41,7%
b) Limitar o número de componentes em 20; 0%
c) Não limitar o número de componentes; ***** 41,7%
d) Outro. Qual? ** 16,6%

* c, assim o grupo iria ficar muito fechado, o que tb reforça a minha opção na 4ª. Quem se sentir a vontade para comentar no blog do outro o fará naturalmente. Sem ter que escrever qualquer bobagem para dizer que comentou pq era obrigado. Sendo ainda, que a própria comunidade: Blog's de Quinta, passa a ser mais divulgada.
* a, Para todos se conhecerem e se lerem, um número acima disso ficaria complicado.
* a, Justamente por causa da casual "dificuldade" em comentar, deveríamso limitar o número de componentes, para que, no espaço de uma semana, pudéssemos - devidamente - comentar em todos.
* Pois entendo que um número maior de membros tornaria inviável tantos comentários para aqueles que realmente se preocupam em comentar no blog do próximo.
* c, Não limitar o número de componentes pq... Sei lá, Carlin!! Não é legal, ora... Não me agrada a idéia de restringir um grupo, prefiro termos como expansão...
* d, Que a regra seja o bom senso, e nos ordemos por si, sem "folhinha"
* d, acho que devemos limitar o número de "blogueiros de quinta" na quantidade atual. penso que com um grupo muito extenso, vai acabar sendo um grupo muito disperso, sem conexão, no qual não teremos mais vontade de cumprir com as "obrigações" dos blogs de quinta...
* a, Acho que 15 é um número muito bom. Se todos os participantes postassem regularmente (referência à quem não comenta há mais de um mês) e comentassem em quase todos os blogs (referência a quem não comenta nunca ahaha) teríamos uma diversidade muito maior de opiniões e posts para ler.
* c, A princípio, não acho que seja necessário sair limitando o número de participantes. Sei que fui eu um dos que levantaram essa questão, mas depois de pensar a respeito, acabei chegando à conclusão de que, se não é obrigatório comentar, e o esse projeto tem mais de informal que de obrigação, então também não acho que seja uma absoluta necessidade a limitação. Até porque, a princípio, todos podemos entrar em contato com blogs que não são de quinta, e ninguém vai sair convidando bloggers aleatórios para participar. A menos que esse grupo vire um conglomerado, não acho necessária nenhuma limitação.
Mas, claro, o que a maioria decidir, apoio integralmente.
* c, o unico motivo q vejo para limitar seria a questao de todos os membros terem q comentar em todos os blogs, sendo impraticável se houvesse um número muito grande de membros.... como já expus minha opinião sobre a obrigatoriedade de comentar, acho que não importa o número de blogs no grupo, cada um só comenta e só lê o que quiser, claro q fazendo um certo esforço para reforçar o interesse dos outros membros.
* a, acho 15 um número bom... mais que isso complicaria na hora de comentar nos blogs.
* c, Durante todo o tempo que eu participo dos blogs de quinta já vi vários componentes entrarem e saírem do grupo, limitar o grupo pode acabar injustiçando alguém. Pode ser que alguém não possa entrar porque uma pessoa que não merece está dentro. Além do mais, raramente todos os membros postam nas mesmas quintas, porque sempre acontece alguma coisa que impossibilita pelo menos um dos membros a postarem. Acho que dá pra contar nos dedos de uma mão as vezes que todos postaram. Eu não consigo ver um único argumento razoável a favor da limitação. Pensei que o objetivo fosse incnetivar postagem, se mais pessoas querem participar, significava que isso tava sendo mais eficiente, não?


-------------------------------------------------------------
Bem, tentarei aqui, colocar uma conclusão do questionário feito. Primeiro de tudo, não corrigi nada do que me escreveram, existem uns erros sim, mas não levemos isso em consideração.
Na primeira questão, foi a que teve mais votos, pois foi aberto de se ter mais de um voto por membro do grupo. Nela, evidencia-se que o item que mais teve voto foi o que não tem relação com os comentários. Apesar de que os outros itens também tiveram votação considerável. Destaque para o voto que foi em "Outro. Qual?" que levantou um aspecto legal.

Na segunda questão, realmente não houve surpresas. A votação mostrou bem que a grande maioria posta quase sempre. Não tendo, portanto, motivo para mudar nada no Blog's de Quinta nesse sentido. Acho que a maioria imagina quem votou no "Outro. Qual?". hehehehe

Na terceira questão, alguém votou em 3 itens ao invés de apenas 1, e eu considerei todos, então no universo dessa questão tem 15 votos e não 12. Como podem ver, essa é a questão mais difícil de se analisar, principalmente pelo alto número de votantes em "Outro. Qual?". Contudo, percebe-se que não há tanto uma preocupação quanto ao voto no blog dos outros, talvez não entendendo bem a proposta inicial do Blog's de Quinta - e isso pode ser um erro de quem as divulgou, no caso, em sua maioria, eu.

Na quarta questão, se olharmos para a porcentagem, veremos uma vitória clara, mas se olharmos para o número de votos, percebe-se que a situação está mais para empate para os 4 itens, ainda mais se por um acaso formos somar os itens a com b e c com d, ficaria então com 50% cada. Mas, para todos os efeitos, quem teve mais votos e mais porcentagem foi o item b, o que é, na verdade, o que rege os comentário no grupo. Porém, acredito que muitos não perceberam as aspas em "obrigação", afinal, estava claro que não há obrigação de nada no Blog's de Quinta.

Na quinta questão, justamente a mais esperada deu empate. Mas o pior é que, com esse empate, continua o empasse de que modo o Blog's de Quinta deve seguir. Duas pessoas votaram em "Outro. Qual?": Fábio e Pedro Gurgel, e então, entendo que há um segundo turno, pedi aos dois que se manifestassem pela limitação ou não do número de membros do Blog's de Quinta. Fábio já me disse que votaria na limitação, mas vou pedir para que ele escreva uma justificativa.e, por isso, ele ainda pode mudar seu voto. Pedro Gurgel está ciente de que deve escolher entre as duas opções, mas ainda não deixou claro seu voto ainda. Resta-nos esperar a próxima semana, quando divulgarei o resultado deles e o que será decidido pela limitação ou não.

* Houve somente 12 votos porque o Zé Neto, aparentemente sumiu. Ele não me responde via internet, nem atende o celular, amigos em comum não sabem dele e estou acreditando que aquela última postagem dele representa uma despedida do Blog's de Quinta. A partir de agora ele está desligado do Blog's de Quinta, e podem tirar o link dele da lista, mas que ele poderá voltar quando quiser, salvo as condições de limitação, caso ela venha a acontecer.
* As justificativas estão dispostas aleatoriamente e não está seguindo nenhum padrão de organização.
* Próxima semana eu retomo a minha séria 'O recado está dado'.

CA Ribeiro Neto
--------------------------------------------

* Não tenho nada para escrever aqui.
--------------------------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Nada - pc quebrado.

LENDO NO MOMENTO: Almanaque Armorial - Ariano Suassuna - Pg. 83.

Boa Sorte


4 comentários:

Freddy Costa disse...

"Acho que a maioria imagina quem votou no 'Outro. Qual?'"
;D

Acho que o Zé foi visitar o Belchior!

E não tenho nenhuma opinião sobre o resultado dos votos, acho que pelo fato de ainda ser 10 horas da madrugada...
Depois digo alguma coisa, eu acho...

Paulo Henrique Passos disse...

"10 horas da madrugada" aiaiai esse cara é foda!!

Da votação: ainda que tenha tido só três votos para a opção d) da terceira questão, me impressionei com isso.

Marília Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marília Maia disse...

:)... Feliz com o resultado!!!