A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Todos temos medo

Lucas Lima disse que estava bom, então estou postando, mas sei que não é o melhor texto meu!




Todos temos medo



Medo todos têm e é natural que tenhamos mesmo. Mas surpreendo-me muito quando vejo alguém evitando-o com medo de enfrentá-lo. O ser humano é sempre cheio de tantas variáveis que é meio louco dizer que todos devem enfrentar seus dragões. Mas não domá-los não seria ser domado?
Medo de sair na rua, de ser assaltado, sequestrado, o escambau. Esse é o mais comum. Mas quem garante que em casa você está seguro? Marcelo Yuka falou bem: é você quem está nessa prisão! Sem querer me repetir a respeito de minha querida Fortaleza, eu não vou deixar de andar nela por receio de pilantragem nenhuma!
Um medo curioso que venho escutando muito atualmente é o medo de amar. Poxa, amar nem sempre é bom, óbvio, mas desistir de tentar é brincadeira! Posso me relacionar com uma mulher autoritária, ciumenta, broca, incompreensível e ainda ser feliz e amá-la muito. Assim como posso temer amar a melhor mulher do mundo e, assim, perdê-la. Claro que os exemplos foram exagerados, mas se você não tentar, como vai saber se será a melhor do mundo ou a autoritária, ciumenta...?
O amor é a opção mais sublime que temos para tentar viver em sociedade.
E o medo de procurar o que quer? Quantos médicos atendem sem olhar na nossa cara porque queriam ser músicos e vivem uma vida bosta? É verdade que muitas vezes não temos escolhas, temos família para criar, casa para sustentar, ou até, dependendo da vida de cada um, gasolina e motéis para pagar e precisamos correr atrás da bufunfa, dindim. Mas eu não conseguiria trabalhar numa coisa para o resto da vida que não me fizesse feliz. E eu sei que eu não generalizo tudo, o fato de eu não conseguir, não significa que outros não consigam.
Medo. Repito ele no começo de cada parágrafo porque quando ele tem a oportunidade de aparecer, ele se escancara na nossa frente. Daí então, o pulso ou o pensamento deve fechar-se; e a coragem ou os batimentos cardíacos tendem a aumentar.
O medo é a opção mais espalhafatosa que a sociedade tem para nos lembrar que somos humanos.


CA Ribeiro Neto
--------------------------------------------------

* 17 livros lidos no ano! Para quem tinha a média de 9, quase dobrei. Não vou pegar um livro pequenino só para fechar os 18!
--------------------------------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Gol anulado - João Bosco

LENDO NO MOMENTO: Diario do Hospício e Cemitério dos Vivos - Lima Barreto (apêndices) pg. 257 [eu tinha emprestado quando acabei o romance mesmo, agora vou ler os apêndices] // Dom Casmurro e os discos voadores - Machado de Assis e Lucio Manfredi - cap. 51.

Boa Sorte

4 comentários:

lucas lima disse...

Poxa Vida!como sempre os textos do Carlos nos encantando,esse sobre a sociedade é sensacional e é sempre que nos faz refletir,a mim pelo menos é uma das coisas que me preocupam,a sociedade,o medo um dia será que ser exterminado,e a unica coisa que nos fará sentir humanos será a alegria.

Thiago César disse...

belo começo! soh achei meio vago a idéia do medo. medo de q? pq tu uma vez se refere ao amor, depois se refere ao trabalho... prum texto pekeno seria interessante um foco mais definido. mas tah filet!

Marcos Paulo Souza Caetano disse...

O medo é útil, pois nos faz sobreviver em determinados momentos. Queria depois ver você escrevendo um texto ressaltando os aspectos positivos do medo ^^

Gostei desse Carlim, eu me senti no seu lugar se expressando, como um desabafo, senti como um desabafo, e isso foi bom, um texto que pesa e deixa leve no final.

Ainda não sei se concordo com o Cabeça que tem de focar, mas é uma boa análise a dele tb.

E diferentemente do Lucas aí em cima, rsrs, não acho que o medo deva ser extinguido, afinal, olha só como comecei o comentário, rs.

Paulo Henrique Passos disse...

Eu fico pensando se aquelas pessoas que dizem não ter medo de nada, se elas têm medo de dizer que tem medo, medo de achar que vai tá sendo covarde se admitir que tem algum medo. e num é bem assim.