A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Editorial do 4º NEM - Chão

Pois bem, em contraste com o NEM passado que falava se sonhos, escolhemos para sequência o tema chão, entendendo-o como a realidade, o material e o próprio chão que pisamos. Esse editorial não foi feito por mim e sim por nossa nobre colega, e membra do Blogs de Quinta, Marcella Facó. Então, na próxima semana, postarei o texto meu que integrou esse NEM. A Marília Maia me emprestou um exemplar do 1º NEM, porém, o editorial dele nada tem a acrescentar a essa série, então, eu farei a versão e-NEM para quem se interessar em lê-lo.



Editorial

Com o tempo, a escrita ficou marcada pela ficção, por palavras exageradas, por deliciosos delírios de homens brilhantes. Mas escrever é mais do que isso, é expor pensamentos e visões em uma folha de papel. É criar um vínculo entre viventes e a sua mente.


Não precisa haver algo irreal em um texto para haver magia, pois esta está nas mãos do escritor, em todo seu ser, na verdade, e nos olhos do leitor.


Até mesmo a pior realidade pode criar a mais bela magia. Abdicar do real é não ser completo, é fingir que um mundo, uma eternidade não existem e você não faz parte dela.


Por isso, esse NEM vem, de várias formas, falar sobre o chão e não sobre o céu. Falar sobre o que vemos, vivemos, somos e pensamos. Algumas vezes, unindo o exagero dos sonhos e a discrepante realidade.


Delicie-se com essas palavras, sejam elas frias como a realidade de muitos, sejam elas cruéis como a verdade de grandes povos, sejam elas doces como a visão de uma criança ou o olhar de um apaixonado, sejam elas esperançosas como a alma de um idealista.

Marcella Facó
---------------------------------------------------

* A vida anda calma e a alma vive parada.
* Para quem não conseguiu ver o vídeo que coloquei aqui semana passada, leiam o texto nesse outro link.
---------------------------------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Um Toque - Luiz Melodia

LENDO NO MOMENTO: Dando uma pausa nos livros literários, para ler um religioso.

Boa Sorte

5 comentários:

Le Babiot disse...

Vocês são muito...adultos, rumm!!haha.."o olhar de um apaixonado", OEE, SílviÔÔÔ!!!

Marcella disse...

Olha só, foi por isso que eu não postei.
kkkkkkkkkkkkk

Foi tão bom reler... deu tanta saudade...

Thiago César disse...

yes, realidade nua e crua!

Paulo Henrique Passos disse...

Agora não sei se o comentário é pra Marcella ou pra ti, Carlin. hehehehe

é não, mas gostei de ler essas palavras, visto que é o que penso e o que faço nos meus textos, que basicamente tratam de coisas que acho pitorescas da vida real. E gostei da frase: "Não precisa haver algo irreal em um texto para haver magia"

E, cara, valeu pelo comentário lá no blog! Tua generosidade já é uma arte em si, hehehe.

Hermes disse...

Não acredito em realidade total expressa em um texto literário. Pois por mais que seja verossímil, jamais passará da leitura do escritor, é a interpretação de quem está escrevendo e transladando o elemento pitoresco para o mundo das letras. Legal o Edital, mas acho que esses editais mudam muito de conceito, é como se negassem o NEM anterior para entrar em uma nova forma de pensar.