A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

7 filmes que marcaram a minha vida

Em ação conjunta Blogs de Quinta, eis a minha lista de 7 filmes que marcaram de alguma forma a minha vida. Não estão em ordem de importância e nem é preciso dizer que é uma tortura empolgante fazer essas listas, deixando outros títulos de fora!

7 filmes que marcaram a minha vida


Rei Leão – Este filme foi um dos poucos VHS que minha família comprou e eu assistia quase toda semana! Foi também o primeiro filme que me fez chorar no cinema, em pleno Cine São Luis! Uma história bonita, umas paradas muito engraçadas, as músicas de Elton John e Ed Motta e um ensinamento que carrego para toda a vida. E uma crônica feita agora depois de crescido - enquanto um gnu não me atropelar! [Quem quiser ler a crônica clica aqui]
Ilha das Flores – é um curta metragem feito pelo Jorge Furtado que, de uma maneira bem humorada e crítica, mostra como as vezes modificamos as prioridades por medidas humanas que acabam se tornando incoerentes. Na ilha das flores, não há flores, só lixo. E lá, porcos tem mais direitos que humanos. - que são mamíferos de tele-encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor.  [Como é um curta, dá para assistir agora, clicando aqui para ver a parte 1 e aqui para assistir a parte 2]
Linha de Passe – Do diretor Walter Salles, esse filme me inspirou numa das minhas melhores crônicas [Quem quiser ler a crônica clica aqui]. Fala de uma família composta da mãe e seus quatro filhos; cada um buscando seu sonho e, consequentemente, enfrentando suas dificuldades. O final é surpreendente. Saí do cinema hipnotizado.
Abril Despedaçado – Também do Walter Salles, já deu para perceber que gosto do trabalho dele. Impossível negar sua relação com o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos - mas não tem a Baleia! Mostra fielmente a cultura e o cotidiano do interior nordestino e mostra como nós também temos o poder de padrões que chegam a se tornar carmas.
Trilogia De Volta Para o Futuro – melhor trilogia de todos os tempos do cinema, este filme engloba diversos elementos fascinantes como ficção científica, amor, aventura, comédia. Tem um roteiro complexo, bem estudado e envolvente. O que mais gosto é o 2, então, antes que me chamem de covarde ao escolher uma trilogia, eis o meu preferido.
Pequena Miss Sunshine – um filme fabuloso, que me influenciou também, na construção do meu livro Desenho Urbano [sem edição]. Fala de como todos temos defeitos e de como em momentos difíceis esses defeitos se acentuam. Também de como precisamos do próximo e, principalmente, de como não precisamos nos preocupar com a opinião alheia.
O Grande DitadorCharles Chaplin é o grande nome do cinema de todos os tempos e ele não pode faltar em nenhuma lista. Todos sempre citam Tempos Modernos, mas eu fico com O Grande Ditador, que é um grande filme também. Além da famosa cena do Hitler dançando com o Globo Terrestre [Assista à cena aqui], ou Hitler e Mussolini brigando com comidas, ou a historinha de amor do barbeiro com a mocinha. Tudo é muito bonito e ácido, vale a pena assistir!


CA Ribeiro Neto
----------------------------------------

* Semana cansativa, mas agora que o fim de ano começou! Folga amanhã é ouro!
---------------------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Nem o pobre nem o rei - Gonzaguinha

LENDO NO MOMENTO: E não sobrou nenhum - Agatha Christie - pg. 187 // Dom casmurro e os discos voadores - Machado de Assis e Lucio Manfredi - cap. 38.

Boa Sorte

6 comentários:

Thiago César disse...

eh o bom mah, eu fazendo quase uma cronica pra falar de cada filme e tu escreve soh umas cinco linhas... uhahua! desses aí, o unico q nao vi foi "linha de passe"... "ilha das flores" eu vi por acaso antes de uma palestra sobre o ENADE lah na UFC... filet!

lucas lima disse...

A historia que você contou do "Rei Leão" é realmente inspiradora!

Paulo Henrique Passos disse...

Pôxa, esse "Ilha das flores" é mesmo incrível!
E "Abril despedaçado" nem se fala, também é muito bom.
Ainda não assisti "O Grande Ditador", mas um filme do Chaplin que gosto muito é "O Garoto"

E fiquei muito a fim de ver "Linha de Passe"

Musa disse...

Carlinhos,

Que saudade d'ocê, como vais???

O "pequena Miss Sunshine" é realmente um filme lindo, emocionante.

Fiquei com ciúmes dos tantos comments que tem no blog da Esyath e nenhumzinho para mim... :( snif,snif

Camila Travassos disse...

Admito que não sou conhecedora de filmes (falha minha, eu sei), mas gostei bastante da tua lista, apesar de não ter visto Linha de Passe (não conhecia), Abril Despedaçado (morro de vontade de ver) e O Grande Ditador (ainda não vi esse do Chaplin). Vou anotar e conferir!

(:

Freddy Costa disse...

Pensei em voltar a postar pela lista de filmes, mas perderia todo meu charme... ;)
Comentando: a cena final de "O grande ditador".
Sem comentários.