A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Seu Motô, por favor, eternamente, toca Raul!

Bem, meu pc quebrou, mais uma vez, então, não posso continuar a série "Experimentar", apesar de que, um texto quentinho, saindo do forno agora, praticamente criado para ser postado, não deixa de ser uma experimentação. O texto é tão autoexplicativo, que dispensa prolongamentos aqui.



Seu Motô, por favor, eternamente, toca Raul!



Melancolia bateu em mim, ontem, na volta do trabalho para casa. Estava no ônibus, lendo Tchekhov. No som ambiente, umas músicas tolas de uma rádio qualquer, quando, às 19 horas, começa a Hora do Brasil. Então, o motorista desliga o rádio e bota para tocar um cd com músicas do Raul Seixas.
Não era um cd qualquer, eu conhecia aquela ordem de músicas, tanto que quando acabava uma, eu já sabia logo a que iria tocar seguidamente. Percebi que só eu e o cobrador cantávamos com gosto aquelas músicas, e fiquei com vergonha de estar cantando um pouco alto. Mas depois percebi que, na verdade, só cantávamos nós dois, naquele momento, porque poucos conhecem a música “Metrô Linha 743”, pois, quando começou a tocar “Metamorfose Ambulante”, o ônibus praticamente cantou em coro.
Lembrei que Raul Seixas foi o primeiro artista que eu me dediquei a escutar e a entender – logicamente que sem muito sucesso, vide a mínima idade de 13 anos. Lembrei-me de muitas aulas de desconcentração relativa, afinal, eu ficava concentradíssimo nas letras das músicas. Lembrei-me das muitas tardes e noites deitado numa rede, na brisa da Caponga, a escutar e me esgoelar, cantando músicas e mais músicas.
Chegou a música “Sapato 36” e essa nem o cobrador sabia cantar. Cantei sozinho e com gosto, talvez para mostrar aos outros passageiros que essa também é boa, para eles prestarem atenção. Sempre que escuto essa, fico com muita vontade de explicar o que eu entendo dela. A letra fala da repressão que o eu-lírico sente de seu pai, que o obriga a usar um sapato que o aperta.
Para mim, o que Raul quis fazer uma crítica à Ditadura Militar de 1964. Olhem só, 100 (número padrão) menos 36 (um tamanho de sapato muito pequeno para homens, assim como o 37) dá 64 – a dezena e a unidade do ano que tudo começou.
Ele diz que calça o 37 – que também é um número de calçado pequeno – que, fazendo a mesma conta, dá em 63, no governo de João Goulart, tido como comunista.
Não me entra outra interpretação que não seja essa. Mas, de qualquer modo, não expliquei isso tudo a ninguém do ônibus. Até porque a moça ao meu lado dormia, com a cabeça escorada na janela.
Desci do ônibus enquanto tocava a música “Medo da Chuva”, a qual continuei cantando depois, na rua. Preciso registrar que eu pensei seriamente em não descer em minha parada, pois sabia que a próxima música da lista seria “Eu Também Vou Reclamar”. Contudo, a saudade era grande, mas o cansaço era maior.
Caso não conheçam alguma das músicas citadas, por favor, não deixem de escutar e, para finalizar, não posso deixar de citar a minha preferida: “Tu És o M.D.C da Minha Vida”.

CA Ribeiro Neto
 -------------------------------------------

* Trabalho em paz, tudo massa!
* Eufonia com dificuldade de achar local, mais uma vez. Mas há esperanças de boas novas bem boas.
--------------------------------------------

ESCUTANDO NO MOMENTO: Nada

LENDO NO MOMENTO: O burrinho pedrês - Guimarães Rosa - Concluído (Sensacional! Quem quiser emprestado, é só pedir!)/ Os Espiões - Luis Fernando Veríssimo - pg. 16.

Boa Sorte

7 comentários:

Xisberto disse...

Texto muito bom! Tu sabe que eu não tenho costume de comentar em blog algum, e só comento aqui quando o texto está muito bom!
Esse é para mostrar pra todo mundo!

Jéssica de Sousa disse...

vaiila eu nunk tinha reparado nos numeros
eu escutava mto essas musicas do Raul qdo ia pra casa da Mariana hehe

e termine de ler o livro do meu Tchekhov ¬¬

A moça da flor disse...

rá!!
cê tinha me dito mesmo que adora o Raul quando era pirralho :p
nunca ouvi muito não...
acho que nunca parei pra ouvir, pra falar a verdade... só conheço as mais conhecidas mesmo ;p
mas enfim.. que achado encontrar um ônibus tocando raul seixas ao invés de aviões do forró ou zezé de camargo e luciano ou algo do gênero xD

beijo, querido.

A moça da flor disse...

boa narrativa!

Giovana disse...

Bem legal...

Eu nunca parei para ficar analisando as músicas dele, mas sempre gostei de todas.. Para ouvir, agradava bastante..

Só tenho raiva de crente que diz que não pode ouvir Raul Seixas porque ele tinha pacto com o Diabo. Já ouvi que em "Eu nasci há dez mil anos atrás", o Raul quis se colocar na posição de Deus... iuahuahauhauahuahuaha

os caras viajam mais que o próprio Raul Seixas...

Enfim, bem legal o seu texto... legal mesmo! Dá vontade de ir ouvir as músicas quando acaba de ler... =)

Marcella disse...

Hei, tu devia colocar marcadores.
Tipo, o que é crônica, conto e poesia.

Beijos

Thiago César disse...

mash, essa de "100 (número padrão)" num deu pra engolir nem a pau oh... hehe... meio forçado. axo q tu devia usar outro tipo de argumento pra dizer q a musica eh sobre a ditadura. nem tudo eh matematica mah! hahai! negocio de MDC...