A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Em defesa dos canhotos


2º texto da série 'Tudo ao meu redor', 'Em defesa dos canhotos' é uma crônica que enumera curiosidades sobre os canhotos. Apontado por Paulo Henrique Passos como a minha melhor crônica, eu não sei se concordo, mas considero-a entre as principais.



Em defesa dos canhotos 
 
Vivo um caso de fascínio e rancor com as poesias de Drummond. Fascínio por considerá-lo o poeta brasileiro mais completo que já li e rancor porque, ao lê-lo, não me senti mais capaz de fazer poemas, dedicando-me quase exclusivamente às prosas. Porém, ao ler o poema 'Hipótese' do mestre que diz assim “E se Deus é canhoto/ e criou com a mão esquerda?/ Isso explica, talvez, as coisas deste mundo” deu-me um comichão em minha mão esquerda que pulsava por caneta e papel.
Canhoto que sou, devo manifestar-me sobre o que sempre vejo escrito por aí. É tanta coisa louca, que não sei como a mente humana pode inventar tanta coisa em cima do nada. A principal é que os canhotos tem relação com o diabo, mas também tem outras coisas que falam, como, por exemplo, chamar canhotos de deficientes físicos, sem falar dos que são obrigados a usar a mão direita no colégio.
Nasci numa família em que três de um total de cinco são canhotos, então, não me considero exceção. No entanto, encontrei em vários lugares que cerca de 10% da população mundial é canhota, o que nos torna um mercado consumidor nada atraente. Tesouras, talheres infantis, carteiras escolares, abridores de lata etc. Há vários objetos desenvolvidos para a mão direita e que é complicado achar similares para a outra mão.
Há uma piadinha nada científica que os canhotos defendem que é: Deus criou poucas pessoas especiais, o resto é destro. Realmente não tem nada de científico, mas enumerando alguns nomes, podemos repensar esse caso. Na arte e na ciência, é incrível o que podemos encontrar: Aristóteles, Bach, Michelangelo, Bob Dylan, Chaplin, da Vinci, Hendrix, Einstein, Kafka, Mozart, Newton, Nietzsche, Picasso, Goethe, Ringo Starr, McCartney (50% dos Beatles!).
Na política então, nomes importantes, mas alguns não tão especiais para Deus, eu acho: Simon Bolivar, Napoleão, Bush, Fidel, Churchill, Clinton, Ford, Gandhi, Alexandre, O Grande, Kennedy, Obama, Ramses II, Truman, Rainha Vitória e mais um monte de reis ingleses.
No Brasil, diminuí a lista para nomes realmente mais interessantes. O nosso esporte tem muito o que agradecer aos canhotos, como Romário, Garrincha – que, numa seleção brasileira ideal e a-histórica, certamente seriam convocados – e o grande Ayrton Senna – talvez a pessoa que mais representou as características do povo brasileiro no campo do esporte mundial. Nas artes, encontrei nomes como Scandurra, Nachtergaele e Jô Soares, mas o destaque fica para quem é considerado o maior escritor que o Brasil já produziu: Machado de Assis. No dom científico, o mais conhecido canhoto brasileiro, Santos Dumont, o inventor do avião e do relógio de pulso – seria esse o motivo para todos, inclusive os destros, usarem o relógio na mão esquerda?
Voltando à história de que relacionam os canhotos ao diabo, nós também não colaboramos contra isso. O dia do Canhoto é justamente no dia 13 de Agosto, tanto o dia quando o mês carregam lendas de terror.
Cientificamente o que se tem em consenso é que o canhoto desenvolve mais o lado direito do cérebro, mas há teorias acreditando que é esse lado direito que domina a criatividade, as emoções e a intuição, o que poderia indicar tantos grandes artistas e líderes assinando suas obras com a mão esquerda.
Poeta que sou, digo: os cientistas que me perdoem, mas o cérebro não tem nada haver não, o que destaca mesmo os canhotos dos demais é que a mão esquerda, devido à proximidade, recebe com mais energia os fluidos emanados do coração.

CA Ribeiro Neto
---------------------------------------------

* Na próxima terça, 1ª Sarau do Eufonia, com o tema PERDA;
* Tudo em paz em minha vida.
---------------------------------------------

ESCUTANO NO MOMENTO: Soneto do teu corpo - Martinália

LENDO NO MOMENTO: Os Lusiadas - Camões - pg. 188

Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu já gosto mais do anterior, mas se o PHP diz, tá dito!
Tá, sem brincadeiras à parte...
Eu concordo que deve ter dado um pouco de cansaço procurar cada pessoa dessas se era canhota ou não!
Sobre o Bush, se ele era canhoto, era melhor não ter nem posto nessa lista, faz é manchar o nome dos canhotos! AYSGEGYAES
Esse detalhe do relógio ser na mão esquerda nunca percebi, porque, por ser canhota, sempre gostei de usar na mão esquerda, mas não sabia que a convenção era usá-lo nessa mão.
Na minha casa também era assim! Três canhotos (eu+irmã+pai) e dois destros (mãe+irmão), a maioria. O mais engraçado é que eu sou gêmea do meu irmão, e ele é destro, bobão, usa óculos, e eu, canhota, sagaz, não uso óculos!
Nota: Não sabia que existia um dia para os canhotos, e sobre o diabo, culpam tudo ao diabo, apesar de não saber, já esperava coisas do gênero. kk
Já vi teorias que preferem que usem a mão direita para as atividades principais por causa de guerras. Quem batalhava, empunhava uma arma na mão direita, e o escudo na esquerda, para proteger o coração. Daí essa "tradição" e "preferência".
Outra nota é que faço coisas com ambas as mãos. Sou canhota, mas prefiro usar tesoura com a mão direita (de nunca ter uma adequada a mim), e o mouse do computador, também. Também é uma questão de condicionamento, né.

Paulo Henrique Passos disse...

Afirmo e reafirmo: PRA MIM ESSA É A TUA MELHO CRÔNICA! - pelo menos até agora.

Acho que posso lê-la quantas vezes for e vou continuar me encantando. Quando tu leu ela pela primeira vez lá no passeio publico, dei um suspiro assim que tu terminou, e lendo agora não foi muito diferente. Num sei, mas simplesmente vejo um mestre da palavra escervendo essas linhas.

Abraço

Paulo Henrique Passos disse...

E só pra citar mais uma grande personalidade que também é canhoto: Doug Funny. :)

marilia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marilia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marilia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herbenia Freitas Ribeiro disse...

adorei o tanto de informaçoes, mas como sabe que pra mim, a reza tem que ser curta pra nao enfastiar o santo, tendo em vista que durmo demais em filmes uahauahua
péssimo hábito que nao deixar rs
o texto me ganhou no final embora eu ja estivesse[canhota que sou] sentindo meu ego massageado, a parte final: "Poeta que sou, digo: os cientistas que me perdoem, mas o cérebro não tem nada haver não, o que destaca mesmo os canhotos dos demais é que a mão esquerda, devido à proximidade, recebe com mais energia os fluidos emanados do coração." Concordo plenamente ;D