A dança da alegria

A dança da alegria - CA Ribeiro Neto

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que é a esperança?

Voltando à série 'Experimentar...', Posto o texto 'O que é a esperança?', um dos primeiros textos que escrevi - percebe-se pela simplicidade ingênua do texto e do vocabulário - é também um texto muito do bestinha, beirando textos de autoajuda. Mesmo assim, percebe-se já algo parecido com um estilo de crônica que eu iria abordar com frequência.


O que é a Esperança?

De onde será que vem a palavra esperança? Sei lá, para mim ela parece que é uma junção de duas palavras ou de um termo.
Talvez a esperança venha das palavras expectativa e confiança. Faria sentido...
Ou quem sabe poderia vir do termo espelho de mudanças, porque a esperança é torcer para alguma coisa mudar, muitas vezes nós mesmos.
Olhando um caso em especial, me surge esse conjunto: a espiral das lembranças. Pois a esperança pode ser o desejo de que algo volte ao normal.
Outra forma interessante seria a espada da perseverança, afinal, não podemos esperar que o sonho caía em nossas cabeças, isso seria milagre e não esperança.
A resposta, talvez esteja num formato bem mais simples e mais claro: Quem espera sempre alcança.
Mas acho que nenhuma das hipóteses já citadas, correspondem a um sinônimo fiel à palavra esperança, sempre fica faltando algo na explicação de cada tentativa.
Não sei como chegar a uma conclusão, então encerro meu questionamento com esperança: ou de que um dia saberei a resposta desse enigma pessoal, ou de que um dia esquecerei essa preocupação banal!

CA Ribeiro Neto
-------------------------------------------

* Eufonia sem local certo, mas com expectativas ótimas para a resolução desse problema.
* Blogs de Quinta, Alô! Tá tudo muito calmo pelos blogs...
* Na foto dessa semana, a dança do ventre de minha amiga Virgínia Bezerra!
-------------------------------------------
ESCUTANDO NO MOMENTO: Metáfora - Preciso aprender a ser só - Gil Luminoso - Gilberto Gil. "Eu preciso aprender a só ser"

LENDO NO MOMENTO: Encerrado o 21 Contos inéditos de Carlos Lacerda. O Burrinho Pedrês - Guimarães Rosa - Pg. 27.

Boa Sorte

5 comentários:

Le Babiot disse...

Só sei que, brutamente, o significado de "esperança" inflamou corações, hj, com o nosso Brasilzão(seleção), perfeita definição muda, apesar dos pesares...

Le Babiot disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago César disse...

mash... viajou nao hein!
hahai!

Marcília Sousa disse...

Eu fico c a EXPECtativa e confiANÇA...acho q se enquadra mais ao meu modo de enxergar a vida.
A esperança é o combustivel na vida de muitos.

Beijos!!!

*Tentado tirar o atraso nos comentarios...hihihi!!

Hermes disse...

Estou aqui lendo o senhor Adam Smith, revisando umas coisas, e aprendendo outra, mas aí cansei né, resolvi da uma lida no seu blog. Hum, não achei o texto bobo, ele pode ser simples, mas não tem nada de bobo. E não acho que o nível dele seja menor do que os atuais, espero que não tenha se ofendido hahaha, claro que teve alguma evolução, ou seria apenas outro enfoque?(mudança). Bom, eu também fico com a expectativa e confiança, acho que isso tem tudo a ver com esperança e nunca tinha pensado nisso. É um enigma pessoal seu que me instigou a pensar também.